Sobre aprender Oftalmologia

Qual a condição primeira para aprender uma ciência como a Oftalmologia?

A resposta: Não saber.

Um copo cheio não cabe mais nada. Um copo meio cheio recebe um novo conteúdo que mistura-se com o já existente. Dependendo do que tinha no copo, essa mistura pode ser boa ou um desastre.

A condição de residente(aprendiz) pode ser desconfortável, estressante e cansativa. Por outro lado, também pode ser fascinante, divertida e cheia de significado. Como diminuir a primeira e aumentar a segunda? Ou ainda, quais características morais atrapalham o aprendiz?

A primeira característica que atrapalha o aprendiz é o orgulho excessivo. Frases que já falamos quando residentes e as vezes ouvimos no corredor: “…eu fiz certo… por que fui advertido?”; “….. por que não consegui fazer todos os passos da cirurgia?.”; “mesmo quando acerto o preceptor fica me corrigindo”; “parece que não faço nada direito”. Essas reações demostram esse orgulho ferido.

Orgulho aqui é achar que SABE E FAZ BEM quando na verdade você NÃO SABE E NÃO FAZ BEM. É isso mesmo que você leu. Mesmo no final da residência muito você não sabe, e muito você não domina fazer. E tudo bem! Tudo bem, afinal você está em treinamento. Não deve haver sofrimento por isso.

Por outro lado, ser humilde, entender que essa posição é temporária e que tem várias vantagens torna tudo mais leve. Perguntar-se todos os dias de residência: O que estou aprendendo com esse paciente? Com esse preceptor? Com meu colega R mais? Com meu colega R menos?

Você não precisa provar nada para ninguém. O que você precisa é estar presente e atento; valorizar e respeitar aqueles que estão com você nessa jornada; entender o que você está fazendo ali. A cada tarefa pense qual sua função ali e o que a equipe está fazendo; qual o resultado que estão buscando. Entenda o que você está fazendo. Trabalhe, estude, escute, dê risada. Dê muita risada de cada situação, faça amizades verdadeira com seus colegas que estão no mesmo barco. Viaje, curta os congressos, crie memórias. Tudo passa, então que seja suave na medida do possível.

Rolar para cima